Bandeira Nacional: você sabe qual o seu significado e história?

windbanner-windflag-flagbanner
Quer voltar a vender? O WindBanner é a solução ideal para impulsionar suas vendas!
junho 9, 2021

O dia 7 de setembro marca a celebração anual da Independência do Brasil. Mas você sabe qual o significado do símbolo dessa comemoração, a nossa bandeira nacional?

 

🟩Bandeira do Brasil: um pouco de história!*

A nossa bandeira foi criada após a Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889. Neste momento, o Brasil deixou de ser uma monarquia e tornou-se uma república. E por isso alguns símbolos do país foram substituídos, entre eles a Bandeira Nacional.

A sua “apresentação oficial” aconteceu em 19 de novembro de 1889, através de um decreto assinado pelo presidente provisório, o marechal Deodoro da Fonseca. O decreto determinava a permanência das cores verde e amarelo, assim como as mudanças que aconteceriam na bandeira. 

Os autores da nova bandeira do País foram: Raimundo Teixeira Mendes, Miguel Lemos, Manuel Pereira Reis e Décio Vilares. 

 

🟨Qual o significado dos itens e cores da nossa Bandeira?

✔O símbolo da esfera azul representa a República.

✔No centro da esfera, foi adicionado um lema positivista escrito “Ordem e Progresso”, que foi inspirado em Auguste Comte.

✔As estrelas brancas representam os estados brasileiros.

✔A cor verde era utilizada pelos primeiros povos que habitavam a Lusitânia, região correspondente a Portugal e passou a simbolizar liberdade quando os habitantes da região lutaram contra a invasão dos mouros na Idade Média.

✔A cor amarela fazia parte do brasão de armas de Portugal e também era símbolo dos Habsburgo-Lorena, dinastia da qual a esposa do imperador fazia parte.

✔O azul e o branco são as cores do condado do qual surgiu Portugal.

 

🟦Qual a Lei que protege o símbolo do nosso País?

A bandeira, assim como os demais símbolos nacionais, são normatizados pela Lei nº 5.700 de 1º de setembro de 1971, que sofreu algumas alterações pela Lei 8.421 de 11 de maio de 1992

A lei de 1992 também foi responsável por acrescentar novas estrelas à Bandeira Nacional, correspondendo aos Estados do Amapá, Roraima, Rondônia e Tocantins.

Além disso, todas as Bandeiras Oficiais, que reúnem as Bandeiras de Cidades, Bandeiras de Estados ou Bandeiras de Países, devem seguir o padrão heráldico de fabricação e respeitam as rigorosas normas ABNT NBR 16.287:2015.

 

Quais as medidas de uma Bandeira Oficial? E como eu sei que estou comprando uma bandeira legítima?

As Bandeiras Oficiais podem ser da medida de uma Bandeira de Mesa até a de uma Mega Bandeira. Basta que respeitem os seguintes padrões de fabricação:

Bandeira Oficial do Brasil: deve ser dupla face com impressão digital em tecido 100% poliéster, costura dupla reforçada com linha de poliamida e tarja branca com 2 ilhós. Deve estar em conformidade com a norma ABNT NBR 16.287:2015.

✔Bandeiras Oficiais de municípios ou de Estados: devem seguir a norma ABNT NBR 16.286:2019, sendo confeccionadas em dupla face com impressão digital em tecido 100% poliéster, costura dupla reforçada com linha de poliamida e tarja branca com 2 ilhós. 

 

Os tamanhos oficiais mais usados são: 

✔90x128cm (para mastro interno ou externo 6mts) 

✔112x160cm (para mastro interno ou externo 6mts)

✔135x193cm(para mastro externo 6mts – 8mts)

 

Então é importante ficar atento para adquirir uma bandeira que siga a Lei e as normas estabelecidas.

Aqui na Bandeiras Blumenau nós fabricamos a Bandeira Oficial do Brasil e de qualquer cidade ou Estado com a melhor qualidade do mercado.

Clique aqui e Faça agora o seu pedido!

 

*Fonte: Brasil Escola

Loja