As chamadas Bandeiras Oficiais são Bandeiras de Cidades, Bandeiras de Estados ou Bandeiras de Países, que seguem o padrão heráldico de fabricação e respeitam as rigorosas normas ABNT NBR 16.287:2015.
As Bandeiras Oficiais podem ser da medida de uma Bandeira de Mesa até a de uma Mega Bandeira, basta que respeitem os padrões de fabricação determinados. Vamos conhecer um pouco mais sobre essas regras?
No caso da Bandeira Oficial do Brasil, ela deve ser dupla face com impressão digital em tecido 100% poliéster, costura dupla reforçada com linha de poliamida e tarja branca com 2 ilhós. Ao adquirir uma Bandeira do Brasil, você também deve ficar atento à Lei Nº 5.700, criada para garantir o respeito e o uso dos símbolos nacionais. Caso a bandeira não se enquadre dentro destas especificações, ficam proibido sua exposição, doação ou comercialização. Estas normas não são para controlar e sim para garantir que não sejam utilizadas bandeiras com a simbologia incorreta ou fora de padrão.
Já as Bandeiras Oficiais de municípios ou de Estados brasileiros, devem ser confeccionadas dupla face com impressão digital em tecido 100% poliéster, costura dupla reforçada com linha de poliamida e tarja branca com 2 ilhós.
Os tamanhos oficiais mais usados para Bandeiras Oficiais são:
A durabilidade de uma bandeira oficial também requer atenção. Toda bandeira deve ser hasteada apenas em boas condições, geralmente sendo substituídas a cada 6 meses. Vale lembrar que a durabilidade varia de acordo com cada região do país, porém é importante ficar atendo às alterações nas cores devido à constante exposição ao sol e intempéries.